Novembro Azul: Afinal, por que ir a eventos sobre diabetes?

DIVAS
Evento Divabética Fashion show 2017, 1a edição SP

Fui diagnosticada com diabetes tipo 1 aos 13 anos de idade. Isso foi em 1993 e lá atrás não tínhamos muitas oportunidades de conhecer outras pessoas com diabetes, e por outro lado, isso também não era algo tão “comum” como nos dias de hoje.

Então o que fazíamos era seguir nossas vidas pós diagnóstico, nós e nossas famílias, acreditando que ninguém mais vivia ou sentia o que estávamos sentindo.

Muitas vezes nos achando uns “ET´s” sem muito parâmetro se nossas vivências faziam parte de um processo “normal” de aceitação do diagnóstico ou se havia algo de errado com a gente por não conseguir um bom resultado, por as vezes sentir raiva, ou medo e  tudo isso ficava ali dentro de nós pois não havia oportunidades de falar sobre isso com outras pessoas que realmente compreendessem sem nos julgar.

Assim fui “tocando” minha vida por um longo tempo após o diagnóstico, e apenas aos 26 anos de idade conheci a primeira pessoa que assim como eu também convivia com o diabetes tipo 1. Sem exagero ou forma de expressão, mas a partir desse dia a minha vida mudou!

Passei tantos anos acreditando que havia algo de errado comigo e então conheci alguém que tinha as mesmas dificuldades, dilemas e emoções, que me ouvia sem me julgar e que validava o que eu já sabia: O que estava passando era “normal” e ia melhorar!

E depois desse encontro realmente só melhorou! De lá para cá eu fui me envolvendo mais e mais com eventos de diabetes, conhecendo mais amigos e inclusive nesse meio tempo criei meu próprio projeto em diabetes, o Divabética no qual promovo eventos para pacientes.

Para mim, ir a eventos de diabetes significa reencontrar aquela força dentro da gente que às vezes fica um pouco esquecida nos dias ruins, mas que a gente sabe que está lá! Acredito que participar desses encontros é a melhor forma de renovarmos nossa motivação e esperança para continuar, fazer melhor para nos cuidar, pois sozinhos fica muito mais difícil e muito mais pesado também.

Se eu já tive medo de ir a eventos de diabetes? Com certeza!! Tinha medo de ser rotulada “diabética” ou “doente” caso estivesse entre outras pessoas que também tivessem a condição; e talvez por isso demorei tanto tempo para dar esse passo, mas a verdade é que o sentimento de estar com pessoas com diabetes é absolutamente oposto a esses medos que eu tinha.

O que encontrei nesses eventos que fui e nos que eu faço? Pessoas animadas, com energia para viver a vida, com brilho no olho, cheias de experiências para compartilhar,  e quem não quer mais disso na sua vida?

E então o que falta para você também viver um novo momento de convivência com a condição? Vamos juntos? Juntos prometo que é mais fácil e muito melhor!

Esse ano teremos muitas oportunidades, quem é de São Paulo ou estará por aqui, no dia 10 de novembro, sábado, será realizado o Diabest, um evento que se propõe a um bate papo aberto sobre diabetes e onde estarão reunidos vários blogueiros e influenciadores que eu admiro. Mais informações aqui: https://bit.ly/2Os3qc7

Para quem é do Rio de janeiro ou estará na cidade maravilhosa, tenho um convite especial! Estarei realizando juntamente com a Associação Adila, no dia 10, sábado, a segunda edição do Divabética Fashion show, que é um evento inédito com várias atividades como palestras sobre o lado emocional da condição, auto estima, painel com blogueiros e um desfile para celebrarmos o Novembro Diabetes Azul.

O evento acontecerá no Teatro do Tijuca Tênis Clube das 9 às 12 horas.

Programação completa e ingressos no link bit.ly/divabetica-2018

Existem ainda outros muitos eventos acontecendo pelo país, informe-se pelos sites da ADJ Diabetes Brasil e SBD Sociedade Brasileira em Diabetes.

Afinal… “Se quer ir mais rápido, vá sozinho. Se quer ir mais longe, vá acompanhado”

Esperamos vocês lá! bit.ly/divabetica-2018

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *