Você já ouviu falar em Diabulimia?

Insulina mulher2

Texto por Deise Santiago Nutricionista 

“Você já ouviu falar em Diabulimia?

Se você não ouviu, certamente já ouviu falar de Bulimia, não é?

A bulimia é quando a pessoa se alimenta e vomita para não engordar. Na Diabulimia a pessoa come e não aplica a insulina para não engordar. Por isso os nomes parecidos.

Semana passada tivemos a Fabiana Couto, fundadora do movimento Divabética, no Programa Bem Estar falando da importância de se falar sobre isso. E eu estou aqui para explicar o que esse transtorno pode causar e como podemos combatê-lo.

O nosso corpo produz energia colocando a glicose (=açúcar) para dentro das células. Quem faz isso é a insulina que é o nosso porteiro de glicose. A energia produzida, se não é gasta, vira gordura. O corpo estoca a gordura como forma de armazenamento de energia.

Quando falta insulina, a glicose não entra dentro da célula, a energia não é produzida e nem armazenada. Mas sem energia da glicose, o corpo capta energia dos músculos e da gordura já existente. Ou seja, emagrecemos.

“Deise, isso parece incrível! Emagrecer fácil assim deve ser maravilhoso!”

Seria, se não fosse um fator IMPORTANTE, a glicose está circulando no nosso organismo sem ter pra onde ir, cada vez mais e mais… Existem pequenos vasos no nosso corpo que começam a “entupir”, a glicose passa por ali e fica. Ou seja, o sangue pára de circular naquela área… Estou falando de olhos, rins, extremidades do corpo. Isso mesmo que você entendeu. A pessoa que faz isso pra emagrecer, consequentemente está correndo mais riscos de ficar cega, com problemas renais e precisar amputar algum membro. Essas são complicações que você poderá gerar para seu corpo no médio prazo mas no curto prazo o que acontece é que sem energia nas células você pode se sentir mais cansada, e sem disposição para a vida além de sentir-se infeliz pois o descontrole glicêmico pode te levar a desenvolver outras doenças como depressão e transtorno de ansiedade.

Lembra lá em cima quando eu falei que a insulina ajuda a gerar energia? Lembra que eu falei que a glicose é a que gera energia? Essa é a “fórmula mágica” do emagrecimento, comer bem, de forma equilibrada para não consumir glicose em excesso e fazer exercícios pra queimar a energia produzida e não haver estoque!

Alimentação e atividade física é sua melhor escolha. Se está difícil mudar hábitos procure ajuda de um nutricionista e outros profissionais de saúde.

Mas se você já sabe que a Diabulimia te faz mal mas não consegue parar, procure ajuda psicológica, pois isso te fará bem, de verdade.”

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *