Texto por Deise Santiago Nutricionista
“Você já ouviu falar em Diabulimia?
Se você não ouviu, certamente já ouviu falar de Bulimia, não é?
A bulimia é quando a pessoa se alimenta e vomita para não engordar. Na Diabulimia a pessoa come e não aplica a insulina para não engordar. Por isso os nomes parecidos.
Semana passada tivemos a Fabiana Couto, fundadora do movimento Divabética, no Programa Bem Estar falando da importância de se falar sobre isso. E eu estou aqui para explicar o que esse transtorno pode causar e como podemos combatê-lo.
O nosso corpo produz energia colocando a glicose (=açúcar) para dentro das células. Quem faz isso é a insulina que é o nosso porteiro de glicose. A energia produzida, se não é gasta, vira gordura. O corpo estoca a gordura como forma de armazenamento de energia.
Quando falta insulina, a glicose não entra dentro da célula, a energia não é produzida e nem armazenada. Mas sem energia da glicose, o corpo capta energia dos músculos e da gordura já existente. Ou seja, emagrecemos.
“Deise, isso parece incrível! Emagrecer fácil assim deve ser maravilhoso!”
Seria, se não fosse um fator IMPORTANTE, a glicose está circulando no nosso organismo sem ter pra onde ir, cada vez mais e mais… Existem pequenos vasos no nosso corpo que começam a “entupir”, a glicose passa por ali e fica. Ou seja, o sangue pára de circular naquela área… Estou falando de olhos, rins, extremidades do corpo. Isso mesmo que você entendeu. A pessoa que faz isso pra emagrecer, consequentemente está correndo mais riscos de ficar cega, com problemas renais e precisar amputar algum membro. Essas são complicações que você poderá gerar para seu corpo no médio prazo mas no curto prazo o que acontece é que sem energia nas células você pode se sentir mais cansada, e sem disposição para a vida além de sentir-se infeliz pois o descontrole glicêmico pode te levar a desenvolver outras doenças como depressão e transtorno de ansiedade.
Lembra lá em cima quando eu falei que a insulina ajuda a gerar energia? Lembra que eu falei que a glicose é a que gera energia? Essa é a “fórmula mágica” do emagrecimento, comer bem, de forma equilibrada para não consumir glicose em excesso e fazer exercícios pra queimar a energia produzida e não haver estoque!
Alimentação e atividade física é sua melhor escolha. Se está difícil mudar hábitos procure ajuda de um nutricionista e outros profissionais de saúde.
Mas se você já sabe que a Diabulimia te faz mal mas não consegue parar, procure ajuda psicológica, pois isso te fará bem, de verdade.”