Ter diabetes é saber recomeçar todos os dias

Start

“Levanta, sacode a poeira, dá a volta por cima!” diz a música

Quando se tem diabetes parece que isso é algo que precisamos fazer diariamente se não várias vezes ao dia.

É aquela hiper que nos abate em plena luz do dia nos tirando o foco e energia de nossas responsabilidades diárias, ou aquela hipo que resolve aparecer no meio da madrugada e prejudica nosso sono mesmo a gente tendo que levantar cedo no dia seguinte.

Ter diabetes é ter que lembrar de sempre carregar os insumos aonde quer que a gente vá, fazer a contagem de carboidratos antes da refeição e aplicar a insulina com antecedência para que a glicemia não suba no pós prandial, é lidar com o estresse da prova e do pico da glicemia, tudo junto e ao mesmo tempo, e encontrar o basal temporário ideal que se adeque à uma gripe inesperada ou ao exercício físico e nem se fala a menstruação que apesar de vir todo santo mês, parece que toda vez vem diferente pois afeta a glicemia e o humor de formas que as vezes é difícil prever.

Ou seja, viver com o diabetes é muitas vezes prever o imprevisível e recomeçar constantemente, buscando sempre novas formas de fazer as coisas…. é também perdoar a nós mesmos e nossa humanidade, que vez ou outra, faz com que esqueçamos de seguir todos esses pequenos rituais diários, pois acabamos por nos distrair com alguma coisa qualquer, e assim temos que começar tudo de novo.

Esses momentos vão acontecer, a questão é, nos perdoarmos rapidamente, corrigirmos o que está em questão, e principalmente aprendermos com essas situações. Cobrar-se demais só vai nos fazer sentirmos menos capazes; e isso não ajuda, até porque nós somos capazes, mas também somos humanos.

E haverá outras vezes você fará “tudo certo” e ainda assim seu corpo vai mudar e as estações do ano também e diante disso, os antigos métodos para chegar a determinados resultados já não lhe servirão mais, e aí… mais uma vez, será preciso recomeçar.

O Recomeço pode, às vezes, ser cansativo, é verdade; pois para certas coisas não há um modo automático, e viver exige o aprendizado contínuo e ação no presente. O passado já foi, no máximo podemos aprender com ele. Recomeçar é sempre uma oportunidade, e ela é para os corajosos.

Corajosos porque ficar cansado faz parte mas desistir não. Tem uma frase que diz: “E se cansar, descanse, mas não desista” e eu incluo, reinvente-se e recomece sempre, pois existe em você uma força que te move.

No diabetes e na vida é permitido errar e tentar de novo, é permitido cansar e descansar, é permitido aprender para crescer.  

Permita-se recomeçar quantas vezes forem necessárias e faça novas escolhas para que sua vida tenha qualidade, saúde e que você seja feliz.

Feliz 2018! “Ótimas” glicemias, mas quando não for bem assim, que essas situações nos sirvam de aprendizado e motivo para novos começos, começos ainda melhores!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *