5 dicas para aproveitar as festas de final de ano sem exageros

por Deise Santiago, Nutri e Divabética

natal saudável

O final de ano chega e com ele vêm junto várias festas, confraternizações e aqueles banquetes que só vemos no final do ano!

Sim, somos humanos, e podemos sim desfrutar das delícias à mesa, mas isso não significa exagerar!

Para te ajudar nessa missão eu tenho algumas dicas fundamentais para que as festas de fim de ano sejam doces sem descompensar a glicemia e nem o peso na balança.

#1. Não vá para as festas com fome

A primeira dica para você não comer demais e acabar descompensando a glicemia é: Não vá para essas reuniões com fome porque acabamos comendo mais e muito rápido, sem escolher ou perceber a quantidade de comemos. Um pequeno lanche como uma fruta, iogurte e até mesmo um pão integral com queijo branco podem resolver.

#2. Beba água, muita água

Nós raramente lembramos de tomar água nessas ocasiões, então tente se lembrar!! Coloque um alarme no celular (que não largamos nunca!) para se lembrar de tomar um copo de água por hora. A água te ajuda a sentir-se saciado, pois muitas vezes confundimos sede com fome, e é importante na hidratação do seu corpo.

#3. Evite frituras e opte por opções igualmente gostosas e saudáveis

Evite frituras, rabanada que é um prato típico do Natal é muito gordurosa, mas você já experimentou rabanada de forno? Fica uma delícia e a gordura não aumentará a glicemia 4 horas depois. Além disso evita que o colesterol fique aumentado e também nos mantém no peso. Veja aqui a dica de rabanada saudável. (link: http://meupratosaudavel.com.br/receitas/rabanada-de-forno-light/)

#4. Atente-se aos carboidratos “escondidos”

Sabe aqueles petiscos que a gente come antes da ceia ou durante as festas? Precisamos ter muito cuidado com eles porque nem sempre lembramos de fazer a contagem de carboidrato nesse momento, aí a glicemia já chega nas alturas na hora da ceia. Então melhor comer bem pouco ou dar preferência para opções mais lights, como palitinhos de cenoura e pepino, bruschetas de tomate com manjericão (dá pra usar pão integral torrado e colocar os tomates picadinhos em cima fica uma delícia também), até mesmo carne ou frango cortados em filézinhos e grelhados, assim como acontece nos churrascos, é uma ótima pedida! Essas são opções práticas, que não precisa gastar muito e que a nossa saúde agradece!

#5. Cuidados mínimos para curtir a festa ao máximo

Aproveite a festa, mas não se esqueça de checar a glicemia quando necessário e aplicar a insulina corretamente. Assim, você se sentirá bem e vai aproveitar o momento com muito mais qualidade.

Essas são minhas principais dicas para um final de ano gostoso e sem exageros, mas o mais importante não é o banquete ou as festas, mas sim as pessoas que estão ao nosso lado, que dividem momentos especiais conosco! Aproveite a companhia dessas pessoas, mostre o quanto você se sente grata por tê-las com você e curta o momento!

Deise_divaTexto de Deise Santiago, Nutricionista clínica e esportiva, educadora em diabetes, Divabética há 18 anos. Curta sua página do facebook e acompanhe mais conteúdos como esse por lá 😉

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *